Piscina de fibra, vinil ou concreto?

Prestes a construir a piscina dos seus sonhos? Para quem quer construir uma piscina, é importante conhecer os diversos tipos de materiais utilizados para sua construção, além de suas vantagens, desvantagens e o valor investido.

Fibra de Vidro

As piscinas de fibra de vidro são pré-fabricadas e, por isso, são bem mais rápidas e práticas de se instalar. Além disso, o custo-benefício é ótimo e a durabilidade e sua resistência a vazamentos também. Outro benefício a ser destacado é que as piscinas desse tipo são mais fáceis de limpar por serem lisas. A desvantagem desse tipo de piscina é que por ser pré-fabricada não existe a possibilidade de uma customização, de escolher em qualquer formato desejado. Outra desvantagem é que não possui revestimento, sendo assim não existe a possibilidade de colocar uma pastilha de porcelana ou até mesmo criar desenhos personalizados como nos outros dois tipos de piscinas.

Vinil

A piscina de vinil é construída sobre outras estruturas, como a alvenaria, sendo que o vinil é o próprio material de acabamento estético e funcional. Sua principal vantagem é que dispensa outros revestimentos e também a impermeabilização – e o vinil pode ser encontrado em diversas estampas, cores e modelos.

É uma opção alternativa a quem deseja revestir com materiais mais tradicionais como cerâmica, já que sua construção é mais rápida e barata. Piscinas de vinil também promovem uma boa higiene, pela facilidade de limpeza sem uso de rejuntes e sem acúmulo de sujeira, fungos e bactérias.

Entretanto, a durabilidade das piscinas de vinil pode ser afetada mais facilmente pelo uso de produtos químicos, como cloro excessivo. Isso faz com que a tinta se desbote com o tempo e superfície resseque, comprometendo principalmente a estética.

Concreto

As piscinas de concreto tem uma ótima relação custo-benefício, mesmo apresentando um preço superior aos outros tipos. O material utilizado neste tipo de piscina possui grande resistência mecânica, é versátil e, por isso, valoriza e destaca muito mais o design externo da sua casa.

Um dos principais benefícios das piscinas de concreto é a versatilidade, já que elas podem ser construídas em qualquer formato, tamanho ou modelo que sua imaginação desejar. Além disso, os acabamentos são diversos, como azulejos, pedras ou até mesmo pastilhas de porcelana, esta última sendo a maior aposta atualmente pela qualidade e maior possibilidade de personalização. Entre todos os modelos de piscinas, este é o que mais agrega valor e valoriza o seu imóvel.

Ao ser construída, esse tipo de piscina deve receber uma camada de impermeabilização. Isso pode ser feito utilizando manta-asfáltica ou impermeabilizantes flexíveis, este último pode ter um melhor custo-benefício e maior durabilidade. Existem diversos produtos no mercado.

SP Piscinas utiliza em suas piscinas os produtos flexíveis da Koberlack (www.koberlack.com.br).

Esse tipo de piscina pode ser utilizada não só em projetos residenciais, mas também em clubes, fazendas e condomínios, que demandam piscinas de formatos mais variados ou de maior porte.

Tabela Comparativa

tabela-comparativa

1 comentário

Deixe uma resposta