Saiba a diferença das piscinas de fibra, vinil e concreto

Antes de construir sua própria piscina é preciso conhecer as opções disponíveis no mercado e entender suas diferenças

Ter uma piscina em casa é um grande passo para momentos de alegria ao lado de quem você ama, além de valorizar o imóvel em até 30%. Mas você sabia que existem 3 diferentes tipos para construção de piscinas, como fibra, vinil e concreto? Confira neste artigo as diferenças e vantagens de cada um deles, antes de construir o seu recanto.

Fibra

As piscinas de fibra são as mais baratas do mercado e podem ser a opção mais atraentes para quem está construindo sua primeira piscina. Com durabilidade de até 10 anos, a fibra pode desbotar muito antes desse tempo, ficando esbranquiçada apesar do cuidado e atenção à manutenção. Além disso, não podem ficar sem água pois correm o risco de estufar e desenvolver problemas futuros.

O formato e o tamanho são pré-definidos, o que pode ser uma desvantagem para quem busca projetos personalizados ou a valorização do imóvel no momento da revenda.

Prazo para instalação: de 1 a 2 semanas

Vinil

Os modelos de vinil apresentam um custo intermediário e a durabilidade menor, de 5 a 7 anos. Mais do que isso, o alto e constante risco de rasgos e furos no vinil podem na verdade tornar esta opção uma enorme dor de cabeça. O vinil tem um tempo de vida útil, por isso a manutenção é mais frequente e a escolha de mão de obra técnica é necessária, a fim de evitar falhas nas emendas, infiltrações de água, enrugamentos e ar no bolsão.

Este material pode ser aplicado no formato que mais agrade ao dono, sendo encontrados projetos com desenhos bem distintos.  A durabilidade das piscinas de vinil pode ser afetada mais facilmente pelo uso de produtos químicos, como cloro excessivo. Isso faz com que a tinta se desbote com o tempo e o bolsão resseque, comprometendo principalmente a estética.

Este tipo de piscinas não é recomendado para quem tem crianças, uma vez que brinquedos podem furar o bolsão de vinil, que é o item mais caro da obra. Vale destacar que a manutenção ou troca do bolsão pode tornar o projeto caro a longo prazo.

Prazo para instalação: de 30 a 60 dias

Concreto

Se você busca durabilidade e baixa manutenção a melhor opção é a piscina de concreto. Em projetos bem executados a durabilidade pode chegar a 30 anos e o investimento inicial que geralmente é mais alto é diluído, torna-se uma vantagem financeira.

Mas para ter um projeto que dure uma vida inteira, é muito importante a contratação de uma empresa especializada, que conte com uma equipe qualificada, utilize produtos e acessórios de boas marcas e realize uma correta impermeabilização da piscina, evitando assim a presença de vazamentos.

Uma grande vantagem das piscinas de concreto é o seu revestimento, que pode ser de azulejos, pedras ou pastilhas de porcelana. As centenas de tipos e cores desses revestimentos, permitem a criação de desenhos e paginações únicas para o seu projeto, que garantem beleza estética e grande valorização do imóvel.

Prazo para instalação: de 40 a 90 dias

Conservação

Apesar de bastante distintas, as piscinas de vinil, fibra e concreto passam basicamente pelo mesmo tipo de manutenção, com limpeza semanal e utilização de produtos químicos para o tratamento da água.

E aí, ainda com dúvidas sobre qual tipo de piscina escolher? Contate já a equipe da SP Piscinas, estamos prontos para ajudá-lo.

1 comentário

Deixe uma resposta